Feeds RSS

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Obama conversa com rei da Jordânia sobre negociações de paz

O presidente norte-americano, Barack Obama, telefonou hoje ao rei Abdullah II da Jordânia para discutir os meios de superar os obstáculos que impedem a retomada das conversas de paz entre israelitas e palestinianos, estagnadas há mais de um ano, anunciou o palácio real jordaniano.
«O rei recebeu uma ligação telefónica do presidente norte-americano, na qual os dois discutiram os acontecimentos no Médio Oriente, principalmente os esforços para superar os obstáculos e iniciar negociações entre palestinianos e israelitas, que terminem com uma solução para os dois Estados», indicou um comunicado do palácio real.
«Os Estados Unidos desempenham um papel fundamental na solução do conflito entre Israel e a Palestina, que é uma prioridade para um futuro de paz no Médio Oriente», disse o rei a Obama, segundo a mesma fonte.

In Diário Digital / Lusa

--Comentário--
"um futuro de paz no Médio Oriente". Este futuro parece impossível, dado que quase todos os países da região estão em guerra ou instáveis politicamente, à excepção, penso eu, da Arábia Saudita, Irão, Síria e Turquia, que mesmo assim não são flor que se cheire.
A confusão que se instalou progressivamente sobre estes povos tem uma teia de origens e motivos muito complexos, que vão de interesses económicos à ideologia política . E os que estão no poder, os que comandam verdadeiramente os acontecimentos, arrastam a situação e dão diálogos e soluções vagas, em vez de intervirem directamente com a população pois essa é a chave para resolver todos so problemas.

1 comentários:

Geopalavras disse...

Muito Bem Luís. A paz por aquelas bandas é quase uma miragem tal como a água, pela qual ali se luta tanto.

Enviar um comentário