Feeds RSS

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Angola: José Eduardo dos Santos quer MPLA a preparar já eleições gerais de 2012

Luanda, 26 Fev (Lusa) - O Presidente da República de Angola e do MPLA, partido no poder, José Eduardo dos Santos, pediu hoje aos órgãos do partido que comecem desde já a preparar as eleições gerais previstas para 2012.

O líder do MPLA, no arranque dos trabalhos da primeira reunião do comité central do partido após a aprovação da nova Constituição, admitindo mais uma vez a realização das eleições em 2012, disse querer "uma estratégia eleitoral que permita ao partido participar nesse pleito com êxito".

As eleições gerais de 2012 vão eleger o Presidente da República, o seu vice-Presidente como primeiro e segundo cabeças de lista do partido ou coligação de partido mais votado para a Assembleia Nacional como ficou determinado pela Constituição aprovada em janeiro deste ano.


comentario: Embora pareça uma boa forma de preparar as eleições tudo não passa de uma grande corrida ao poder, um vez que esta nova constituição tem muita coisa por trás, já dizia Paulo Gorjão (director do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS)): "É um reforço do sistema presidencialista e do poder pessoal de José Eduardo dos Santos, que abre a porta à perpetuação do seu poder, da sua elite e do MPLA". Isto é, a nova constituição pressupõe a fusão dos cargos de chefe de governo e chefe de estado o que facilita em muito o objectivo de vida de Eduardo dos Santos: poder absoluto sobre Angola. Actos como este fazem com que a República Angola pertença à lista dos 18 países mais corruptos do mundo, em 2009, como noticia a Organização pela Transparência Internacional.

0 comentários:

Enviar um comentário