Quatro civis foram mortos hoje por soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte no sul do Afeganistão, indicaram autoridades locais, que condenaram firmemente este incidente.
"Sábado, por volta das 15h30 locais (11h de Lisboa), um comboio do ISAF (força militar da OTAN no Afeganistão) abriu fogo sobre um veículo civil, matando duas mulheres, uma criança e um homem, além de ferir um outro homem e duas mulheres, estando estas últimas em estado grave", indicou o governador da província de Kandahar (sul do país) num comunicado.
"O governo de Kandahar condena firmemente este incidente", acrescentou, precisando que as investigações sobre as circunstâncias do incidente já estão em curso.
Contactada, a Força Internacional da Nato para o Afeganistão (ISAF), indicou que não dispõe ainda de informações sobre este incidente.
Bastião rebelde e uma das regiões mais violentas do país, a província de Kandahar foi o berço do movimento de talibãs afegãos nos anos 90.
Também na região de Kandahar, as forças afegãs e internacionais mataram, na quinta-feira, "uma dezena de rebeldes" talibãs, incluindo um comandante das forças rebeldes, informou a Isaf.
Outros seis talibãs foram mortos, na sexta-feira, na província de Kapisa (nordeste do país), vizinha de Cabul, anunciou hoje, sábado, o ministério da Defesa afegão em comunicado.
in jn a 24 de Outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
O Afeganistão "tá giro"! Já lá andaram os russos e sairam de fininho. Agora os americanos e o resto, enfim! É um país que nunca o será pois assenta num sistema tribal, muito diferente do regime político ociedental. A verdadeira razão para os americanos estarem a travar mais esta batalha, a meu ver, não são as acções terroristas dos Talibãs mas sim a produção de droga que vai parar às ruas das cidades norte-americanas.
Enviar um comentário