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quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BMW investe 200 milhões de euros na África do Sul

O fabricante alemão BMW anunciou um investimento de 2,2 mil milhões de randes (200 milhões de euros) na sua fábrica sul-africana de Rosslyn, arredores de Pretória.

Rosslyn, que foi a primeira fábrica da BMW estabelecida fora da Alemanha, em 1975, vai poder aumentar a sua produção das actuais 60 mil para 87 mil unidades por ano, ao mesmo tempo que levará a cabo um extenso programa de formação em novas tecnologias para empregados e fornecedores locais de componentes.

Este investimento, que foi anunciado depois de demoradas negociações com o governo sul-africano, reforça a política da marca alemã de não efectuar despedimentos durante a grave crise financeira global, nem recorrer a programas de "no work no pay" (sem trabalho, sem pagamento) durante paralisações da sua unidade fabril em virtude de quebras nas vendas e substituição de equipamentos, afirma a empresa.

O programa de formação de quadros da BMW sul-africana, associados e técnicos da sua rede de agentes oficiais vai abranger milhares de profissionais e será feito em conjugação com incentivos governamentais à indústria automóvel (APDP) criados em Agosto último por decreto.

A fábrica da BMW em Rosslyn emprega directa e indirectamente 42 mil pessoas e é o maior exportador de veículos de passageiros entre todos os fabricantes automóveis que operam na África do Sul. Cerca de 75 por cento da sua produção da série 3, com volante à direita e à esquerda, é exportada para os EUA, Japão, Taiwan, Singapura, Nova Zelândia, Austrália, Hong Kong e África sub-saariana.

"O grupo BMW nunca receou tomar decisões para o futuro, apesar das condições difíceis do mercado para a indústria automóvel. Ao fazer um anúncio desta magnitude durante a maior crise que a indústria enfrentou em tempos recentes, não só enviamos uma mensagem positiva aos nossos empregados sobre a sustentabilidade a longo prazo da BMW da África do Sul, como também do país no seu todo", salientou na ocasião o director-executivo da marca alemão na África do Sul Bodo Donauer.

Apesar de as vendas do segmento de mercado onde se insere a série 3 terem caído 18 por cento em relação a 2008, a marca está convencida de que a actual aposta na fábrica local lhe permitirá um arranque seguro com vista ao abastecimento do mercado local e mundial assim que a economia apresente sinais de retoma, afirmou Donauer.

por Lusa em 05 de Outubro de 2009

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