Uma missão arqueológica egípcia descobriu em Alexandria os restos de um templo ptolomaico dedicado à deusa Bastet e pertencente à rainha Berenice, esposa de Ptolomeu III, cuja construção remonta ao século III antes de Cristo.
Segundo o Conselho Supremo de Antiguidades egípcio (CSA), a expedição, liderada por Mohamed Abdel Maqsud, também desenterrou 600 diferentes objectos da mesma época.
foto AFP PHOTO/SCA/HO
As escavações de rotina que deram com o templo - com 60 metros de largura - foram realizadas na zona de Kom al Dika, na cidade egípcia de Alexandria, dentro de uma área militar.
Tudo indica que o templo fosse dedicado a Bastet, divindade feminina da protecção e da maternidade porque entre os objectos encontrados estavam três figuras da deusa, uma delas representada com um gato.
Foram ainda encontradas esculturas em pedra de um menino e de uma mulher, recipientes em barro, estátuas em bronze e louça de diferentes divindades do antigo Egipto, figuras de terracota dos deuses Harpócrates e Ptah.
Abdel Maqsud considera que esta descoberta é o primeiro traço da verdadeira localização dos aposentos reais das dinastias que governaram esta milenária cidade mediterrânica.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
16:24
|
Carlos Nogueira
Permalink
Permalink
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
uma grande descoberta para um país que aposta forte no turismo como alternativa combustiveis fosseis
Bem visto Carlos! Espanta-me que com tantos saqueadores e arqueólogo, ainda reste alguma coisa para descobrir. Ainda bem.
Enviar um comentário