Feeds RSS

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Detidos mais de 300 suspeitos de quatro dias de violência na Nigéria

A Nigéria restringiu hoje os movimentos de tropas no centro do país, de modo a evitar que os soldados se envolvam nos confrontos entre muçulmanos e cristãos que só na semana passada fizeram 326 mortos na cidade de Jos, segundo o primeiro balanço oficial.

A polícia disse ter detido mais de 300 suspeitos de terem participado em quatro dias de violência, na sequência dos quais continuam a aparecer cadáveres, alguns dos quais decapitados.

Entretanto, segundo fontes médicas e humanitárias, bem como chefes religiosos locais e a organização não governamental Human Rights Watch, o balanço poderia ter sido ainda muito mais grave do que dizem as estatísticas oficiais, elevando-se eventualmente a mais de 550 vítimas mortais.

O Estado do Plateau, no centro do mais populoso dos países africanos, é frequentemente cenário de surtos de violência entre cristãos e muçulmanos, obrigando periodicamente a que seja decretado o recolher obrigatório, de modo a que as carnificinas não se disseminem a outras regiões.

Os acontecimentos destes últimos oito dias verificaram-se numa altura particularmente difícil da vida da Nigéria, cujo Presidente, Umaru Yar'Adua, se encontra há já dois meses hospitalizado na Arábia Saudita, devido a graves problemas cardíacos, a juntar aos problemas renais de que há muito sofria.

"O Exército continuará a contribuir para a defesa da democracia", anunciou ontem o chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Abdulrahman Dabazzau, ao reconhecer que "há uma certa tensão no país", onde as populações do Norte são maioritariamente muçulmanas e as do Sul em grande parte cristãs.

Desde que a independência foi proclamada, há 50 anos, a Nigéria já conheceu oito golpes de Estado dados pelos militares, que estiveram no poder durante três décadas.

Comentário: mais um dos muitos países africanos que enfrenta uma instabilidade politica enorme, que transforma o país num autentico cenario de guerra religiosa entre o Norte-Sul.

1 comentários:

Geopalavras disse...

Tudo à mistura e aí está o 3º Mundo no seu pleno! Enfim.

Enviar um comentário